Prevenção e alimentação saudável para evitar obesidade

15/07/2011 21:35
Prevenção e alimentação saudável para evitar obesi



Participando outro dia de uma Ação Global em minha cidade (Rio Claro-SP) no setor de orientação médica e nutricional observei a realidade das pessoas.

Grande parte que apresentou hipertensão arterial tinha sobrepeso. Muitos dos que tinham aumento do colesterol eram obesos. O mesmo aconteceu com os que apresentaram glicemia elevada.

Praticamente os mais obesos eram portadores das três anormalidades: hipertensão arterial, aumento do colesterol e índice de açúcar no sangue elevado. Isso sem levar em conta que não foi realizada a dosagem de triglicérides. Certamente, em muitos casos estaria também aumentada. Os triglicérides são gorduras que provêm do excesso de carboidratos e são tão perigosos quanto o colesterol.

Na consulta de orientação uma só VERDADE: as pessoas apresentam um estilo de vida sedentário e nenhuma conscientização sobre os problemas de saúde, principalmente em relação à obesidade.

Notei que as pessoas são apenas sensibilizadas para os problemas, isto é, sabem que existem, mas não se interessam em combatê-los, ou melhor, ainda, em evitá-los. Dos que atendi, alguns já iniciaram tratamento para hipertensão arterial e/ou diabetes, mas abandonaram. E não é por falta de oferta de atendimento, até mesmo gratuito, porque na cidade há o programa Hiper-Dia, no qual os pacientes são inscritos, controlados e recebem os medicamentos. Há falta de interesse mesmo por parte das pessoas.

Uma pessoa me relatou que não acreditava que existia realmente a "tal da diabetes". Acha que é só conversa. A maioria não conhece o metabolismo do colesterol, onde ele está mais presente e que há necessidade de tomar medicamentos para baixar seus índices e ainda praticar uma atividade física. Há pessoas que mesmo não ingerindo altas doses de gordura animal, onde se concentra mais o colesterol, apresentam índices elevados do mesmo. Isto quer dizer que o próprio organismo o fabrica, e às vezes em excesso.

Da mesma forma que a ingestão exagerada de carboidratos (açúcares, pães, massas etc.) demanda eliminação aumentada de insulina o que pode tornar a pessoa diabética no futuro próximo. De cada problema pode decorrer outro. Colesterol alto e falta de exercício físico aliados à obesidade podem acarretar hipertensão arterial.

A VERDADE é que precisamos conscientizar o mais rápido possível as pessoas sobre os riscos da obesidade, do excesso de colesterol, do açúcar no sangue, da hipertensão arterial e da falta de exercícios. E como prevenção entre outras coisas fazer uma alimentação saudável e equilibrada.

Por:
Dr. José Rui Bianchi
Médico psiquiatra e Autor do livro "Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora